Programa Exclusivo da Marca X Rede de Afiliados

Nesses últimos dias a Saraiva decidiu ter o seu próprio programa de afiliados. O mesmo que B2W fez com o programa afiliados.com…

A pergunta é, o que é melhor, rodar uma campanha de afiliados exclusiva de uma rede ou Rodar em baixo de uma rede de afiliados.

Inicialmente eu considerava rodar diretamente com o Anunciante melhor. Pensei o seguinte: eles são os mais interessados em aumentar a venda e por isso vão ter a melhor taxa de conversão e principalmente o melhor suporte. Obviamente eu teria que ter trabalho de rodar pegando links de vários lugares, mas eu estava disposto a tentar se no fim ganhasse mais…

Acontece que a realidade não foi bem assim. Ou os anunciantes terceirizam, como a Saraiva fez com a Rakuten (pior escolha de plataforma de todos!) ou desenvolve internamente. Mas aparentemente a conversão não melhora, pois o método continua sendo sempre o mesmo, cookie x pixel o que aparentemente não melhorou em nada a conversão. Algumas poucas redes utilizam outros métodos como integração S2S (Server to Server) mas aqui no Brasil são poucas.

Mas o que sempre piora é o atendimento. Ao trabalhar com uma rede, rodando várias campanhas o afiliado fica mais relevante para a Rede, pois traz tráfego para diversas campanhas. Contudo para o Anunciante eu sou menos significante. Além disso o negócio dos anunciantes não é gerir afiliados, veja o caso da afiliados.com o site deles vive caindo, passa mais de um dia fora do ar, e as estatísticas mudam com o vento. Mas reparem que o site da Americas.com nunca está fora do ar… O negócio deles não é ser uma rede de afiliados e sim vender produtos online, logo a prioridade deles nunca vai ser com seus afiliados…

Ou seja, eu prefiro rodar com uma rede ao invés de rodar diretamente com o Anunciante, só mudo essa regra se o anunciante pagar uma comissão realmente melhor!

Deixem seus comentários sobre o assunto. Abs

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